Qual é o momento de buscar um novo trabalho?
Escuto com frequência a pergunta: “Você acha que é o momento de buscar um novo trabalho?”
Essa é uma decisão muito pessoal. Temos nossas motivações, necessidades e expectativas e o importante é manter tudo isso equilibrado.
Além disso, toda decisão depende de avaliarmos os prós e contras de cada situação. Noto que a questão financeira prevalece em grande parte dos casos, o que é muito compreensível. Afinal, cada um sabe “onde aperta o seu…bolso”.
Mas existem os sinais. Vou enumerar alguns deles:
- Falta de alinhamento com os seus valores e propósitos. Esse é um dos maiores motivos de saída do trabalho.
- Não existe o sentimento de pertencimento, pouco alinhamento com a cultura da organização.
- Práticas que ferem a ética pessoal e profissional.
- Sua atividade não agrega mais ao seu desenvolvimento na carreira. Você percebe que está acomodado e se incomoda por não sentir mais aquele “friozinho na barriga”.
- Percepção de esvaziamento em suas responsabilidades. É comum escutar de executivos que algumas de suas áreas foram transferidas para pares ou outros profissionais. Ou quando você percebe que não é mais tão requisitado para alguns trabalhos que sempre fez.
- Falta de envolvimento em temas importantes de seu trabalho.
- Pouco reconhecimento, ainda que você se dedique muito e traga bons resultados.
- Falta de respeito nas relações interpessoais. Insatisfação com o ambiente de trabalho: presença de gestores e/ou colegas tóxicos.
- Algumas situações passam a afetar negativamente a sua saúde. Você percebe que o trabalho está lhe fazendo mal.
A pesquisa FIA Employee Experience, realizada em 2020 com 150 mil participantes, indicou três motivos fundamentais que levam o profissional a pedir demissão:
- Falta de reconhecimento no trabalho – 27%
- Falta de ética na empresa – 26%
- Falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal – 19%
Cada vez mais a necessidade de equilíbrio entre o profissional e o pessoal, vem ocupando espaço importante na vida dos trabalhadores. Vejo muitas pessoas optando por dar um passo para trás na carreira para garantir melhor qualidade de vida.
Hoje vivemos um mundo caótico e pandêmico que gera muito stress, sendo prejudicial para a nossa saúde. Saúde mental é um tema que tem aparecido com muita frequência na atual configuração da nossa realidade. Os pedidos de afastamento do trabalho por transtornos mentais, aumentaram em torno de 30% em 2020, conforme dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Incertezas sobre o futuro, ansiedade e depressão são as principais motivações. Inclusive isso tem levado ao aumento de implantação de programas de bem estar nas empresas.
O quanto tudo isso lhe incomoda? Alguns sinais não podem ser desprezados, e isso passa pelas questões de saúde e incompatibilidade de valores. Esteja atento e respeite os seus limites.
E o que fazer? É preciso buscar uma solução para o problema, estabelecer um plano e partir para ação. Nem sempre solicitar demissão do trabalho é a melhor solução. Analise bem todas as variáveis e leve em conta as suas motivações. Não se deixe abalar a ponto de travar ao invés de agir para resolver o seu incômodo. Aliás, esse é mais um sinal!