skip to Main Content
Às Vezes, Não é Você O Errado. Você Apenas Não Está No Lugar Certo…

Às vezes, não é você o errado. Você apenas não está no lugar certo…

Escuto muitos relatos de pessoas que não entendem a razão de nada dar certo no ambiente profissional. Os sentimentos que trazem são de incompetência e frustração. Vivencia-se um círculo vicioso que não permite enxergar uma saída para o problema.

Então, o que posso fazer para “virar o jogo”?

É preciso começar analisando qual é a sua responsabilidade no que está acontecendo. Muitas vezes a nossa tendência é de jogar a responsabilidade no outro. Ele pode até ter uma parcela nisso, mas qual é a sua parte?

Mencionarei agora alguns exemplos reais trazidos por profissionais em meus atendimentos:

“Não consigo desenvolver o meu trabalho da maneira como gostaria. Percebo que não tenho as competências necessárias e isso me atrapalha.”
Pode ser que a área em que esteja atuando, não tenha nada a ver com você. Pense em uma pessoa de perfil inovador, executando um trabalho essencialmente operacional. Será que daria certo?
Identifique seus interesses e analise se realmente estão alinhados com a sua atividade. Você gosta do que faz? Está feliz com o trabalho que executa?
Consegue identificar outra área de atuação mais interessante e motivadora para você?

“Estou muito triste com o meu desligamento. Não entendo o que pode ter acontecido.”
Todos os processos de carreira preveem um trabalho de autoconhecimento. Neste caso a profissional entendeu que o seu perfil não estava alinhado com o estilo da empresa. O insight de que o problema não era ela foi primordial para sua mudança de atitude e superação do “luto”.

“Eu me sinto um peixe fora d’agua. Fico deslocado e não consigo me integrar.”
Muitos encontram dificuldades para se relacionar, chegando a citar ambientes profissionais hostis e pouco amigáveis nas interações.
É preciso observar e entender se é algo que acontece somente com você ou que se estende para outras pessoas.
Como é a convivência do grupo? Será que o seu perfil está alinhado ao da equipe?

“Estou insatisfeito com a falta de reconhecimento, pouco aprendizado e crescimento de carreira limitado.”
O que você tem feito para modificar esse cenário? Quais atitudes poderia tomar para mudar tudo isso? Ou será que se acomodou?

De forma geral, o sentimento predominante é de incompetência e que isso se repetirá em qualquer outro local de trabalho. Mas não é verdade!

E como evitar que isso se repita?

Autoconhecimento é fundamental na medida que possibilita a realização de escolhas mais conscientes e alinhadas ao seu perfil. Você pode “virar o jogo” ao escolher um novo trabalho/ uma nova empresa que esteja de acordo com os seus valores, propósitos e jeito de ser.

Será que você é quem está errado? Ou apenas precisa de coragem para tomar uma atitude e reverter a situação?

Pode ser que você não esteja no lugar certo. Já tinha pensado nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top