skip to Main Content
O Que Fazer Para Ser Protagonista Da Sua Carreira

O que fazer para ser protagonista da sua carreira

Vivemos uma realidade muito diferente daquela vivenciada no passado. E não passou muito tempo, não. A mudança de século acaba de atingir a sua maioridade, pouco tempo passou de lá para cá, porém, podemos dizer que as mudanças foram radicais. Hoje falamos em globalização, em negócios exponenciais, em indústria 4.0 e até na colonização de Marte, o que exige que você seja protagonista da sua carreira.

Neste novo cenário tudo precisa acontecer muito rápido, e agilidade para lidar com todas essas mudanças tornou-se uma competência essencial. Não podemos mais ficar esperando passivamente que as coisas aconteçam e deixar que oportunidades fiquem para trás. Agir proativamente é fundamental.

Como isso afeta nossa carreira? Impacta muito! É preciso rever crenças e, sobretudo, nossas atitudes diante do novo panorama apresentado para nós.

Hoje a carreira é vista sob uma nova perspectiva. Precisamos assumir as rédeas da nossa carreira e assumir definitivamente o papel de protagonistas. Chega de terceirizar esta responsabilidade. Quem continuar agindo desta forma está fadado a estagnação.

Ainda escuto discursos de profissionais que delegam essa atribuição. Se você ainda está vivendo essa realidade é importante repensar e assumir uma nova atitude.

O que é ser protagonista de carreira? É adotar uma postura ativa, saber onde você quer chegar, estabelecer objetivos e agir de maneira coerente, alinhado aos seus valores e propósito de vida. É interessante elaborar um plano de ação, prevendo o risco de ter que lidar com o inesperado, o que pode levar a necessidade de dar um passo para trás para depois retomar o seu caminho. Não é fácil, mas só se consegue um bom resultado quando olhamos para frente e deixamos de nos guiar pelo retrovisor.

Ser protagonista requer investimentos em autoconhecimento, aprimoramento de competências, foco em networking e cuidado com o marketing pessoal. Exige busca de conhecimentos, informações, constante atualização para garantia da empregabilidade. É preciso estar aberto a mudanças, olhar para o futuro e entender que as ações adotadas hoje terão forte impacto na viabilização dos objetivos projetados para sua carreira.

É necessário se abrir a novos desafios, ampliar a visão, dando atenção aos acontecimentos do mundo, da economia, do seu mercado e segmento de atuação, focar-se no alcance de resultados e no desenvolvimento do seu plano profissional. Enfim, é somente sua a responsabilidade pela concretização de seu projeto de carreira.

Hoje convido você a refletir sobre este tema. O que você pode fazer para assumir o protagonismo da sua carreira? Quais desafios tem pela frente e o que fazer para superá-los?

A definição de um plano de ação é fundamental e um coach de carreira poderá apoiá-lo na superação de mais este desafio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top