skip to Main Content
Se Ficar O Bicho Pega, Se Correr O Bicho Come

Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come

Você conhece esse ditado? “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”. Pois é….

É mais ou menos o que todo o planeta vive hoje. De repente nos vimos dentro de um filme de ficção, pelo menos é o que eu sinto. Fomos obrigados a rever nossas ações e readequar o estilo de vida. E não devia ser uma surpresa. Bill Gates já tinha previsto isso em 2015 e reforçava o quanto estávamos despreparados para lidar com uma pandemia. Até a série “Os Simpsons”, em um episódio de 1993, referiu-se à possibilidade de um surto. Mas como acreditar em uma situação como essa em pleno século XXI que é marcado por uma tecnologia tão avançada? Ninguém levou isso a sério.

E aconteceu. Tínhamos uma vida ativa e no dia seguinte ficamos todos presos dentro de casa. Muitos dizem que 2020 foi um ano perdido, será mesmo? Não podemos deixar de pensar nas perdas de pessoas queridas e no luto de muitas famílias provocado pelo Covid. Isso realmente nunca será reparado. Entretanto, a vida segue. As coisas estão acontecendo, ainda que estejamos vivenciando uma epidemia que atinge todo o planeta.

O que tiramos de tudo isso? Certamente, um mega aprendizado. Cada vez fica mais evidente a necessidade de nos prepararmos para lidar melhor com as incertezas e antecipar as situações. Flexibilidade, abertura ao novo, autoconhecimento, resiliência, planejamento e organização, transparência, empatia, engajamento, foco, determinação, resiliência são algumas das competências necessárias para sobrevivência nesse momento conturbado. Outro ponto importante, que não passa despercebido, é um aumento na prática da solidariedade e do amor ao próximo. Reencontramos a nossa essência e valores estão sendo revistos.

Muitos processos que já existiam estão sendo acelerados e outros mais requisitados. Profissionais em home office é um bom exemplo. Tudo funcionou, mesmo à distância. Óbvio que não foi muito fácil no início, mas tudo é uma questão de adaptação. Os serviços online, os deliverys estão em alta; o supermercado, a feira, e compras em geral estão atendendo uma quantidade de pessoas muito maior. Modelos de negócios terão que ser revistos para se adaptarem aos novos tempos. A volta do drive-in, os shows online, visitas virtuais a museus, as lives são bons exemplos. Cursos à distância é outro avanço, superou-se a crença de que o aprendizado não seria o mesmo. Mas a revisão de modelos de negócio irá muito além disso, é preciso se reinventar. Arrisco dizer que essas mudanças vieram para ficar.

Você deve estar se perguntando: “e a carreira como fica?”

O que mais eu escuto:

“Planejar para que, se tudo que programei caiu por terra? ”
Sempre teremos uma meta, um objetivo definido e para alcançá-lo será necessário estabelecer um planejamento. Importante destacar que nenhum plano é definitivo. Este é um bom momento para reavaliar ou manter aquilo que você tinha programado.

“É hora de investir em programas de carreira?”
Todo programa de carreira passa por autoconhecimento e certamente isso irá ajudá-lo a superar os desafios criados pela pandemia.

“E o mercado, agora existem vagas para eu me candidatar?”
Sim, existem oportunidades de trabalho divulgadas no mercado, ainda que em menor quantidade. Alguns dos meus clientes estão obtendo sucesso na busca de recolocação, mesmo diante da situação adversa que vivemos.

“Devo fazer networking?”
Sempre é importante investir em sua rede de relacionamentos. Não é o momento de dar foco em contatos presenciais. Existem outras formas de praticar o networking. A ordem é se reinventar.

“Vale a pena fazer novos cursos?”
Estamos vivenciando um momento de mudanças e rápida transformação. Investimentos em atualização de informações e conhecimentos é essencial e condição de sobrevivência no mercado.

Enfim, é possível enxergar oportunidades na dificuldade. Pode ser necessário que você faça alguns ajustes e correções de rota nos objetivos que estabeleceu para a sua carreira, e talvez até seja preciso reinventar-se. É vida que segue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top