skip to Main Content
Mundo Vuca

Mundo Vuca

Você já ouviu falar em Mundo Vuca?

Trata-se de um conceito que tem sido muito utilizado e que retrata a nossa realidade atual. Por outro lado, não é um conceito novo. Este termo surgiu nos EUA, no final dos anos 90, em um treinamento promovido para as lideranças militares, e é totalmente aplicável ao momento de turbulência e incerteza que vivemos.

Mundo Vuca é definido por um acrônimo:

  • Volatility (volatilidade): refere-se a dinâmica e velocidade das mudanças atuais, aumento de ritmo e turbulência dos acontecimentos.
  • Uncertainty (incerteza): vivencia-se um momento de muitas surpresas, é difícil prever assuntos e acontecimentos.
  • Complexity (complexidade): relacionado a diversidade de forças, e ao caos instalado no trabalho e no ambiente organizacional. Fica mais difícil entender as causas e os fatores envolvidos em um problema.
  • Ambiguity (ambiguidade): nebulosidade da realidade, falta clareza, o que pode aumentar o risco de interpretações de eventos de maneira errônea e diversa.

Tudo isso tem um impacto importante em nossas carreiras. Então, como construir uma carreira no Mundo Vuca?

  • Values (valores): o que realmente é importante para mim? É fundamental buscar alternativas que estejam em alinhamento com os seus valores.
  • Uniqueness (singularidade): refere-se ao potencial individual, à sua experiência, formação, forças, paixões e objetivos, tudo isso combinado para a construção de um futuro melhor.
  • Confidence (confiança): é a habilidade de expressar otimismo sobre o futuro, é a disponibilidade para lidar com as adversidades e agir na busca das suas metas.
  • Agility (agilidade): é preciso antecipar-se e adaptar-se às mudanças, rever atitudes e comportamentos, tendo em vista um futuro em constante mudança.

Passamos a viver em um mundo menos previsível, mudanças foram ocasionadas no contexto econômico, social e organizacional, influenciando e exigindo do indivíduo maior foco na gestão da sua carreira. E você é o protagonista da sua carreira, sendo responsável por administrá-la, sem perder de vista todas essas mudanças, e a necessidade de projetar ações e definir estratégias que terão impacto importante lá na frente.

Fonte: Palestra proferida pela Prof. Dra. Tania Casado durante a apresentação do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP (março de 2016).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top