skip to Main Content
No Meu Tempo Creme Rinse Era Condicionador. Mas O Que Isso Tem A Ver Com Carreira?

No meu tempo creme rinse era condicionador. Mas o que isso tem a ver com carreira?

No meu tempo creme rinse era condicionador. Mas o que isso tem a ver com carreira?

Lá atrás ainda não existiam tantas opções de escolha de carreira. O comum eram os cursos de engenharia, medicina, magistério e direito. Lembro que o sonho do meu pai era que eu me tornasse uma secretária, mas não era essa a minha vocação. Acabei seguindo outro caminho e cursei psicologia, que sempre teve tudo a ver comigo.

Quando iniciei minha carreira lembro que tinha mais tempo livre, dificilmente trabalhava além do horário e existiam muitas vagas no mercado. Nos grandes jornais, era comum aos domingos, encontrar vários cadernos de emprego com muitas oportunidades de trabalho disponíveis. Era muito comum os profissionais desenvolverem toda a carreira em uma empresa só. O processo de carreira era quase que automático com investimentos feitos pelas próprias empresas no desenvolvimento do profissional.

Então, surge a internet, vivemos o processo de globalização e a rapidez de informação passou a exigir maior agilidade nos processos, tirando as organizações da sua zona de conforto com o aumento da competitividade dos mercados. Os profissionais passaram a ser mais exigidos, todo o cenário mudou. De repente, os profissionais veem-se inseridos em uma nova realidade e é preciso se adaptar, flexibilizar e mudar.

Minha geração teve a oportunidade e o desafio de lidar com esse momento de transição. Sobreviveram aqueles que conseguiram fazer uma leitura adequada dos novos tempos e que assumiram a responsabilidade e o protagonismo de suas carreiras. Muito tempo passou desde então, estamos em um novo século e as exigências são cada vez mais complexas e desafiadoras.

Como garantir a sobrevivência frente a tanta mudança?

  • É preciso estar sempre antenado aos acontecimentos. Não é possível viver alienado. O que está acontecendo no mundo? Qual é o impacto no “meu mundo”?
  • Atualização constante é uma regra. Pode ser por meio de cursos, da busca de uma referência profissional, escolha de um mentor, investimentos em autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências, identificação de seus valores e propósito. O coaching é uma importante ferramenta de autoconhecimento.
  • Networking também é fundamental. Não somente a ampliação da rede, mas também é preciso investir na sua manutenção. Aqui está o maior desafio do profissional. Infelizmente, a tendência das pessoas é dar foco na rede de relacionamentos apenas em momentos de necessidade.
  • Propostas de inovação e reciclagem em novas tecnologias. Reservar tempo para projetar e propor inovações no trabalho e acompanhar a evolução tecnológica é uma exigência dos novos tempos.
  • As redes sociais vieram para ficar. Não é mais possível evitar. Cada rede tem o seu objetivo, sendo importante identificar aquelas mais alinhadas às suas necessidades.
  • O novo cenário de carreira oferece muitas possibilidades de escolha: permanecer no mundo corporativo, partir para docência, negócio próprio, consultoria, concurso público, fazer trabalho voluntário, criar a sua startup, entre outras. Com qual destas alternativas você se identifica mais?
  • Precaver-se e investir em programas de previdência privada é uma prática que deve ser instituída desde sempre. Deve ser iniciada o mais cedo possível para garantia de uma aposentadoria tranquila e um futuro melhor.
  • Dê foco na gestão da sua carreira. Estabeleça sua meta, programe e invista em ações hoje que contribuam para a viabilização do seu objetivo lá na frente.

Não é fácil, não. Mais que nunca sair da  zona de conforto é uma necessidade para sobrevivência. Olhe para frente, antecipe-se ao futuro, esteja sempre preparado. Certamente, a evolução será cada vez maior e mais desafiadora, então você me dirá que no seu tempo…

www.linkcarreira.com.br

por Nair Cristina Romeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top