skip to Main Content
Por Que Foco é Tão Importante No Trabalho, Na Carreira E Na Vida?

Por que foco é tão importante no trabalho, na carreira e na vida?

Alguma vez você foi atrás de algo e esqueceu o que estava procurando no meio do caminho, estava na sala, foi até o quarto e não se lembrou do que tinha que fazer? Começou uma dieta super animado e de repente desistiu? Estabeleceu uma agenda para o seu dia e não conseguiu cumprir nada do que propôs? Matriculou-se na academia, mas nunca frequentou?

É como se algo desviasse a sua atenção, levando a perda do foco. O dicionário Michaelis define foco como “ponto para o qual converge alguma coisa; ponto de convergência”. Foco é fundamental para garantir o alcance das nossas metas e resultados. É algo que se aplica em todas as áreas da vida, inclusive na busca de um novo trabalho.

Hoje temos a tecnologia e excesso de informações, recursos que, ao mesmo tempo, podem facilitar a nossa vida ou serem vistos como vilões, na medida em que interferem na nossa atenção. São muitas opções, o que torna mais complicado o processo de decisão, como a escolha de uma carreira, do trabalho, namorado, casamento, o nome do filho, enfim, são inúmeras possibilidades.

Além disso, os smartphones e a internet acabam tomando muito tempo da gente. É incrível como quando se acessa a internet, um tema leva a pesquisa de outro, e de outro…fazendo com que se permaneça horas à frente do celular, notebook ou tablet.

São muitos os estímulos à nossa volta, interferindo no dia a dia, e neste cenário, manter o foco tornou-se uma competência essencial e imprescindível para atingir o sucesso na busca dos nossos objetivos. Normalmente, deixa-se de alcançar um resultado, quando há perda de foco no meio do caminho. Pode observar, quando uma pessoa define uma meta que considera importante e a persegue incansavelmente, tende ao sucesso. Pode demorar, mas ela chega lá.

Daniel Goleman, em seu livro “Foco”, destaca a existência de três tipos:

  • Foco Interno – está ligado as nossas intuições, sentimentos, valores.
  • Foco Empático – facilita a nossa ligação com as pessoas. Reforça a necessidade de prestar atenção, compreender, ajudando a lidar com o outro. Auxiliará nas nossas interações, na influência, inspiração e motivação das pessoas.
  • Foco Externo – é preciso estar atento ao mundo que nos rodeia. Fazer a leitura do cenário externo, identificar ameaças e oportunidades, torna-se essencial para a definição de estratégias.

Goleman afirma que, para os líderes obterem resultados, é necessário investir nos três tipos de foco. Ao mesmo tempo, destaca que todos podem se beneficiar disso. Cada um dos três tipos de foco auxilia no alcance de equilíbrio, permitindo que sejamos felizes e produtivos. Ressalta ainda que é preciso saber o momento certo para aplicar cada um dos focos mencionados.

E o que tira o seu foco? Você já pensou nisso? O que pode desviar a sua atenção? Mudança nas prioridades, cansaço, desânimo, ansiedade, falta de concentração, falta de disciplina, pouca perseverança? Barulho, falta de tempo, muita informação? O que você pode fazer para contornar essas variáveis?

Alcançar nossos objetivos é sempre gratificante. Não deixe que nada desvie a sua atenção. Manter o foco fará toda a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top