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E Se O Seu Dia Tivesse 25 Horas?

E se o seu dia tivesse 25 horas?

“Não tive tempo!”
Escuto muito as pessoas reclamando de falta de tempo.
E se o seu dia tivesse 25 horas? Como seria?

Recentemente terminou o horário de verão e, com isso, pudemos vivenciar um dia de 25 horas. Em todas as oportunidades que isso acontece, tenho a sensação de que consigo fazer as coisas com mais tranquilidade e dar conta de todas as minhas responsabilidades.

Pura ilusão! Na verdade, o tempo é uma medida exata e precisa, já está definido, portanto, cabe a nós apenas gerenciá-lo.

Como você costuma administrar seu tempo?

Pare um minuto e escreva sua rotina diária. Considere tudo o que você faz desde o início do seu dia, seja em casa ou no trabalho.

Você tem aproveitado de maneira produtiva o seu tempo? Quem nunca teve aquela sensação de que fez muita coisa, mas que o dia foi improdutivo? Já parou para pensar porque isso acontece? Muitas coisas podem contribuir para que você não consiga aproveitar melhor o seu tempo:

  • Falta de definição de objetivos/ prioridades.
  • Perda de foco.
  • Surgimento de outros assuntos mais urgentes/ imprevistos.
  • Muitas interrupções.
  • Centralização e sobrecarga de tarefas.
  • Procrastinação.
  • Muito tempo dedicado ao planejamento e pouca ação.
  • Problemas de comunicação.
  • Dificuldade em “dizer não”.
  • Planejamento irreal, definição de uma agenda intangível.
  • Falta de organização na execução das tarefas.
  • Excesso de perfeccionismo.
  • Pouca disciplina.
  • Dedicar muito tempo no acesso à internet/ redes sociais.
  • Não cumprimento de horários.
  • Reuniões improdutivas.

Sempre digo que o tempo está atrelado àquilo que se define como prioridade. Se você não conseguiu fazer uma determinada coisa, provavelmente, naquele momento, aquilo não era uma prioridade para você.

Como lidar melhor com o desafio do tempo?

  • Não deixe de fazer anotações importantes durante o seu dia.
  • Estabeleça uma lista de pendências e defina prioridades.
  • Determine prazos para tarefas e informações.
  • Faça um planejamento realista. Estabeleça uma agenda possível de ser atendida.
  • Siga seu planejamento e, ao mesmo tempo, tenha flexibilidade para lidar com imprevistos.
  • Comunique-se de forma breve e objetiva (oral e escrita).
  • Tenha a visão do processo como um todo a fim de se antecipar aos problemas.
  • Procure agir sempre com assertividade. Não tenha receio de “dizer não”.
  • Estabeleça limites e cumpra horários.
  • Procure delegar tarefas.
  • Faça reuniões objetivas, mantenha foco no assunto a ser discutido.
  • Respeite o “seu tempo”. Evite ir além do seu limite. Permita-se momentos de parada e lazer.
  • Preocupe-se em garantir a clareza da comunicação. Forneça instruções claras.
  • Reserve um tempo para “pensar”, elaborar ideias e propor inovações.
  • Procure agir com disciplina e organização.
  • Seja criterioso no acesso à internet/ redes sociais.
  • Cheque diariamente seus resultados.
  • Antes de sair planeje e elabore o seu checklist para o dia seguinte.

O tempo é um bem precioso, talvez o bem mais importante de nossas vidas. É imutável, assim, não é possível gerir o tempo, na verdade, precisamos gerir a nós mesmos. Não dá mais para colocar a culpa na falta de tempo…

Nair Cristina Romeu é consultora de carreira. Iniciou carreira no segmento corporativo em Recursos Humanos e há 22 anos trabalha em consultoria. Atualmente trabalha como consultora independente na condução de programas de Coaching de Carreira, Coaching Executivo, Outplacement, Orientação de Jovens e Preparação para Aposentadoria. Professora convidada no curso de pós-graduação de “Consultoria de Carreira” da FIA e parceira no Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECAR) da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Conheça mais: www.linkcarreira.com.br

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